História

A Federação de Paintball do Estado do Rio de Janeiro (FPERJ) foi registrada em 14/11/2008, juntamente com sua publicação no diário oficial.

Entidade sem fins lucrativos, fundada e administrada por jogadores de paintball de equipes como:

GSG-9 Paintball Team
Titans Sport Paintball
Dagger of Hell
Pinta a Pua!
Scorpions
Demolidores Paintball

Composição da Diretoria

Willian Reis
Presidente

Jean Carlos
Vice Presidente

Conselho Fiscal

Maurício Lopes

Alexandre Nunes

Irlando Lopes

Diretoria de R.A.

Alexandre Nunes

Auxiliar Administrativo

Fernanda

Estatuto




Clique aqui para visualizar o estatuto da FPERJ.

Você pode visualizar o arquivo com qualquer leitor de PDF. Caso não possua algum instalado, abaixo disponibilizamos a página de dois softwares bastante utilizados no mercado.

Adobe Acrobat Reader (Download)

Foxit (Download)

Regras

O Paintball surgiu nos Estados Unidos, há aproximadamente 20 anos. Alguns funcionários de uma empresa madeireira inventaram uma brincadeira para depois do expediente. Durante o trabalho, eles marcavam as árvores com bolinhas de tinta e depois faziam um jogo muito conhecido, denominado CAPTURE THE FLAG (capture a bandeira). Alguns dos praticantes desta “brincadeira” resolveram levar a coisa mais a sério, dentre eles estava Bob Gurnsey, considerado o Pai do Paintball. Isto foi há 20 anos e de lá para cá o Paintball sofreu várias mudanças.

Nos últimos 10 anos, este desporto revelou um desenvolvimento exponencial e já conta com cerca de 15 milhões de praticantes em todo o mundo sendo que a maior parte está aglomerada ao norte do continente americano e na Europa. Assault Scenario Paintball é um campo com obstáculos naturais e montados para realizações de jogos cenário e não utiliza bandeiras em seus cenários, utiliza sim criatividade e inovação nas diversas missões que são distribuídas as equipes de jogadores que procuram desenvolver os diversos atributos como: iniciativa, coragem, espírito de equipe, liderança, camaradagem, tomada de decisão sob pressão, dentre outros que o Paintball Cenário desenvolve.

Equipamentos

Os marcadores são equipamentos de alta tecnologia, fabricados em países da América do Norte.

Estes funcionam com ar comprimido ou CO² e disparam as bolinhas em uma velocidade máxima permitida de 300fps, portanto quando a bolinha acerta a pessoa, o impacto é normal.

Entre todos os esportes de ação, o paintball constitui um dos mais seguros, pois nele é proibido o contado físico. É obrigatório o uso de máscaras protetoras. Elas garantem total de visibilidade, possuem lentes anti-embaçantes para a proteção da face e são utilizadas pelos juízes e jogadores.

A segurança é o item mais visado no esporte. Além da máscara citada acima, existe também o Barrel Plug, uma espécie de rolha que é inserida na extremidade do cano do marcador para prevenir disparos acidentais.

Portanto, além do equipamento básico (marcador, loader, cilindro e máscara) existem outros que são utilizados:

Uniformes;
Coturnos e ou tenis (Speed);
Luvas;
Bandana;
Cotoveleiras;
Joelheiras;
Cinto e Tubes.
*** Em jogos de Cenário e ou Real Action, é obrigatório o uso de coturnos, devido a destroços e resídos cortantes em algumas áreas! ***

Regras

As regras do PAINTBALL foram criadas em 1987 e variam dependendo da região. Na maioria dos campos existe uma pontuação para a captura de bandeiras, eliminação de adversários e cumprimento de missões simuladas em um cenário especifico.

As formas de eliminação também variam. O atingido pode ser automaticamente eliminado ou o praticante só é eliminado se a bolinha atingir o seu colete ou mascara. É tarefa do juiz verificar se o jogador foi marcado e eliminá-lo.

Quando o jogador acerta o seu oponente, o mesmo é marcado e eliminado. A meta do jogo é cumprir a missão imposta a sua equipe, e quanto mais adversários forem eliminados, mais fácil será completar o objetivo. As bolinhas de tinta que “marcam” os jogadores são fabricadas com matéria prima biodegradável não tóxica.

É importante frisar que o material não polui o meio ambiente, por este motivo vai ao encontro da proposta de preservação ecológica realizada por Assault Scenario Paintball.

A filiação é destinada a somente jogadores maiores de 18 anos. Mesmo com a autorização prévia dos responsáveis (caso o jogador seja menor de idade), a federação não aceita seu cadastro.

Para transporte de marcadores, o federado terá que transportá-lo em case, mochila e ou embalagem, desmontado e fora do alcance de crianças e de visualização de terceiros.

Caso esteja em operação Policial (blitz), se identificar como atleta e jogador federado de paintball, avisar previamente que esta com equipamento desmontado no interior do veículo.

Em caso de jogos fora de campo e ou clube de paintball, ligar para 190 (Copom), se identificar, informar a localidade do jogo e cadastrar uma chamada para informação do evento.

Onde encontrar Paintball?

Nos últimos 10 anos o esporte revelou um desenvolvimento exponencial e já conta com milhões de praticantes em todo o mundo. Grande parte dos jogadores estão aglomerados ao Norte do Continente Americano e Europa.

Hoje no Brasil, contamos com vários adeptos ao esporte e times atuantes, alguns deles já estão representando o Brasil lá fora. Eles estão concentrados nas principais capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, João Pessoa e Espírito Santo.

Conduta Consciente FPERJ

Mentendo o comprimisso com a segurança de todos os nossos atletas Federados segue algumas informações que visam minimizar os transtornos em caso de abordagem.

- Nunca transporte seu equipamento montado;

- Não leve-o no banco do carro;

- Evite sair da area de jogo com o marcador preso a bandoleira, essa atitude leva o jogador muitas veses até o estacionamento na parte externa do campo, sem se dar conta do risco;

- Coloque sempre o dispositivo de segurança, barrel sox / plug no inicio da montagem de seu marcador;

- Mantenha o dispositivo de segurança instalado, mesmo que seu marcador esteja desligado, sem gás ou sem bolinhas, a segurança sua e dos outros depende de você;

- Fique atento a pintura ou a colocação de fita laranja na extremidade do cano, veja exemplo abaixo:

MODO CORRETO


MODOS INCORRETOS E PROIBIDOS




- Não dispare fora da area de jogo ou cronagem, mesmo que disparo seja feito apenas com ar;

- Evite penalidades, não discuta em campo.

Balanço Patrimonial

Nesta sessão, encontra-se o Balaço Patrimonial da FPERJ oraganizado por período e disponível para consulta pública.

- Balanço Patrimonial de 2013

- Balanço Patrimonial de 2011/2012

- Balanço Patrimonial de 2014

Apoio a eventos

A FPERJ apoia eventos onde os jogadores estão efetivamente cadastrados e federados junto a qualquer instituição registrada em todo o Brasil.

Oferecemos estrutura profissional e de qualidade existente em eventos oficiais, assim como:

- Ar comprimido;
- Apoio institucional;
- Tenda com socorrista;
- Árbitros Federados.

Se você deseja realizar algum evento, é muito importante entrar em contato com a FPERJ para que seu evento seja devidamente oficializado como oficial na modalidade esportiva do Paintball.

Agência Tashow!